era digital
História e evolução dos computadores
A evolução dos computadores acompanhou a evolução da sociedade durante os séculos século XX e XXI, mas a história do computador não começa apenas aí.
Os computadores são aparelhos eletrônicos que recebem, armazenam e produzem informações de maneira automática, fazem parte do nosso cotidiano e é cada vez maior o número de computadores usados no mundo.
História do computador
Note que a palavra “computador” vem do verbo “computar” que, por sua vez, significa “calcular”. Sendo assim, podemos pensar que a criação de computadores come na idade antiga, já que a relação de contar já intrigava os homens.
Dessa forma, uma das primeiras máquinas de computar foi o “ábaco”, instrumento mecânico de origem chinesa criado no século V a.C.
Assim, ele é considerado o “primeiro computador”, uma espécie de calculadora que realizava operações algébricas.
Ábaco
No século XVII, o matemático escocês John Napier foi um dos responsáveis pela invenção da "régua de cálculo", o primeiro instrumento analógico de contagem capaz de efetuar cálculos logaritmos. Essa invenção foi considerada a mãe das calculadoras modernas.
Por volta de 1640, o matemático francês Pascal inventa a primeira máquina de calcular automática que foi sendo aperfeiçoada nas décadas seguintes até chegar no conceito que conhecemos hoje.
A primeira calculadora de bolso, capaz de efetuar os quatro principais cálculos matemáticos, foi criada pelo matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz, o qual desenvolveu o primeiro sistema de numeração binário moderno que ficou conhecido com "Roda de Leibniz".
A primeira máquina mecânica programável foi introduzida pelo matemático francês Joseph-Marie Jacquard, um tipo de tear capaz de controlar a confecção dos tecidos através de cartões perfurados.
Já no século XIX, o matemático inglês Charles Babbage criou uma máquina analítica, que a grosso modo, é comparada com o computador atual com memória e programas. Através dessa invenção, alguns estudiosos o consideram o “Pai da Informática”
Dessa maneira, as máquinas de computar foram cada vez mais incluindo a variedade de cálculos matemáticos, adição, subtração, divisão, multiplicação, raiz quadrada, logaritmos, dentre outros. Atualmente é possível encontrar máquinas de computar muito complexas.
Evolução dos Computadores
O computador, tal qual conhecemos hoje, passou por diversas transformações e foi se aperfeiçoando ao longo do tempo, a partir do avanço das áreas da matemática, engenharia, eletrônica, e por isso, não existe somente um inventor.
De acordo com os sistemas e ferramentas utilizados, a história da computação está dividida em quatro períodos.
Primeira Geração (1951-1959)
os computadores de primeira geração funcionavam por meio de circuitos e válvulas eletrônicas, os quais possuíam o uso restrito, além de serem imensos e consumiam muita energia. Um exemplo é o ENIAC (
Eletronic Numerical Integrator and Computer) que consumia cerca de 200 quilowatts e possuía 19.000 válvulas.
Segunda Geração (1959-1965)
ainda com dimensões muito grandes, os computadores da segunda geração funcionavam por meio de transistores, os quais substituíram as válvulas que eram maiores e mais lentas. Nesse período já começam a se espalhar o uso comercial.
Terceira Geração (1965-1975)
os computadores da terceira geração funcionavam por circuitos integrados, os quais substituíram os transistores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento. Foi nesse período que os chips foram criados e a utilização de computadores pessoais começou.
Quarta Geração (1975-até os dias atuais)
com o desenvolvimento da tecnologia da informação, os computadores diminuem de tamanho, aumentam a velocidade e capacidade de processamento de dados. São incluídos os microprocessadores com gasto cada vez menor de energia. Nesse período, mais precisamente a partir da década de 90, há uma grande expansão dos computadores pessoais. Além disso, surgem os softwares integrados e a partir da virada do milênio, começam a surgir os computadores de mão, ou seja, os smartphones, iPod, iPad e tablets, que incluem conexão móvel, com navegação na web.
Logo, segundo a classificação acima, nós pertencemos à quarta geração dos computadores, o que tem revelado uma evolução incrível nos sistemas de informação.
Observe que antes a evolução dos computadores ocorria de maneira mais lenta. Com o desenvolvimento da sociedade podemos ver a evolução dessas máquinas em dias ou meses.
Alguns estudiosos preferem acrescentar a “Quinta Geração de Computadores”, com o aparecimento dos supercomputadores, utilizados por grandes corporações, por exemplo, a NASA. Nessa geração, é possível avaliar a evolução da tecnologia multimídia, da robótica e da internet.
Leia também:
História da Internet.
Inclusão Digital
A inclusão digital é um conceito que determina o acesso aos meios e ferramentas digitais contemporâneos, tal qual a internet.
Assim, ela visa a democratização da tecnologia a partir da possibilidade de produção e difusão do conhecimento para todos os cidadãos.
Saiba mais em:
Inclusão Digital.
A
história da internet começa no ambiente da Guerra Fria (1945-1991) onde as duas super potências envolvidas, Estados unidos e URSS, estavam divididos nos blocos: socialista e capitalista, disputando poderes e hegemonias.
Os Estados Unidos, temendo ataques da Rússia, criou um sistema de compartilhamento de informações, a fim de facilitar as estratégias de guerra.
Nesse momento, surge o protótipo da primeira rede de internet, a "
Arpanet" (
Advanced Research Projects Agency).
Assim, no dia 29 de outubro de 1969, foi estabelecida a primeira conexão entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford, momento histórico: o primeiro e-mail enviado.
Por conseguinte, na década de 90, Tim Bernes-Lee, cientista, físico e professor britânico, desenvolveu um navegador ou
browser, a
World Wide Web (www), a Rede Mundial de Computadores - Internet.
A partir disso, a década de 90 ficou conhecida como o "
boom da internet", ou seja, quando ela se popularizou pelo mundo, com o surgimento de novos browser ou navegadores (Internet Explorer, Netscape, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera, Lynx) e o aumento do número de usuários, navegadores da internet.
Diante disso, ocorre uma grande proliferação de sites, chats, redes sociais (orkut, facebook, msn, twitter), tornando a internet a rede ou teia global de computadores conectados.
Alguns estudiosos acreditam que a Internet foi um marco importante e decisivo na evolução tecnológica, visto que ultrapassou barreiras ao aproximar pessoas, culturas, mundos e informações; fato este que segundo eles, não acontecia desde a chegada da televisão, na década de 50.
Hoje em dia, a Internet é utilizada mundialmente como ferramenta de trabalho, diversão, comunicação, educação, informação e, por isso, é comum ouvir atualmente: "eu não vivo sem internet".
Além disso, muitos produtos são comercializados em sites de compras, uma vez que os impostos são menores e, consequentemente, os preços, se comparados com as lojas físicas.
Internet no Brasil
No Brasil, a Internet surgiu no final da década de 80, quando as Universidades brasileiras começam a compartilhar algumas informações com os Estados Unidos.
Entretanto, foi a partir de 1989, quando fundou-se a
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que o projeto de divulgação e acesso ganha força, uma vez que o intuito principal era difundir a tecnologia da Internet pelo Brasil e facilitar a troca de informações e pesquisas.
Em 1997, criou-se as "redes locais de conexão" expandindo, dessa forma, o acesso a todo território nacional.
Em 2011, segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia, aproximadamente 80% da população teve acesso à internet, o que corresponde a 60 milhões de computadores em uso.
lança o primeiro computador com mouse e interface gráfica voltado para o uso pessoal, fora das empresas. Ele era fácil de usar e incluía um programa ...